E2022 - ENEM I CACB
Neste tópico, estudaremos sobre O Programa Empreender.
Assim, surgiu-se a ideia do Programa Redes Empresariais de Negócios, que buscava fortalecer os setores econômicos conforme a vocação de cada cidade ou região. O Programa Redes transferiu a metodologia para a Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Paraguai e Argentina.
Além da grande aceitação pelos empresários que participam do Programa, são os impactos gerados que melhor demonstram sua eficácia, conforme mostram diversas pesquisas já realizadas.
É nesta ótica que o Empreender demonstra sua importância, ao reunir experiências individuais e canalizar soluções para todo um grupo de empresas de determinado segmento. O associativismo aproxima as empresas e incentiva as iniciativas coletivas. A política associativista confere peso político para as reivindicações relativas ao ambiente empresarial, mas não interfere na individualidade de cada participante.
O que acontece é um aumento conjunto da competitividade, o que estimula a competição interna, mas uma competição sadia, que acaba revertendo em ganhos tecnológicos para todo o Núcleo e em benefícios para os consumidores, com melhores preços e qualidade.
A implementação de Núcleos Setoriais tem representado uma das mais contundentes formas de organização associativa de empresas, contribuindo fortemente para o aumento de suas vantagens competitivas no mercado, mediante:
- Acesso à capacitação e consultoria gerencial e técnica a custos menores;
- Possibilidade de realização de compras e vendas em conjunto;
- Participação em feiras, missões empresariais e eventos com maior regularidade e menor custo;
- Acesso e ampliação de mercados;
- Realização de marketing de rede;
- Aprimoramento tecnológico de processos e práticas inovadoras;
- Exercício da cidadania mediante participação em projetos sociais;
- Ganhos de qualidade, produtividade e competitividade.
Principalmente com foco na micro e pequena empresa, a metodologia orienta que os Núcleos Setoriais sejam formados por empresas de um mesmo segmento ou que tenham afinidades em relação ao mercado em que atuam. Os empresários se encontram periodicamente sob a condução de um Consultor para identificarem oportunidades, discutirem problemas comuns e buscarem soluções conjuntas com o objetivo de promover ações coletivas e criar vantagens competitivas para as empresas participantes.
Os Núcleos Setoriais, ao levantarem as necessidades das empresas e buscarem soluções coletivas, desenvolvem uma série de atividades que visam não apenas beneficiar as empresas que dele participam, mas também todas as demais MPE do mesmo segmento. Desta forma, as empresas participantes do Núcleo Setorial se tornam um grupo de referência e uma amostra significativa das necessidades do segmento empresarial.
O trabalho dos Núcleos Setoriais, além de trazer benefícios para as empresas participantes, gera impactos positivos nas entidades empresariais que promovem esta forma de organização da base. Podem ser mencionados:
- Melhoria da representatividade;
- Aumento do quadro social e, consequentemente, da receita da ACE;
- Crescimento de demanda por serviços da ACE;
- Fortalecimento da culturaassociativista;
- Profissionalização do quadro funcional;
- Participação proativa no desenvolvimento local e regional.
Estes conceitos são apenas introdutórios, você estudará mais profundamente sobre os Núcleos Setoriais no Módulo 5.